quarta-feira, 24 de agosto de 2011


MÃE ADOTIVA TAMBÉM PODE AMAMENTAR


Mesmo sem o estímulo dos hormônios da gestação, uma mulher pode chegar a produ­zir leite! Através de massagens no peito, compressas mornas e utilizando a técnica de rein­dução da lactação, que é uma maneira que, ao mesmo tempo em que supre a alimentação, incentiva a sucção no peito levando o bebê a reaprender esse mecanismo, ajuda muito as mães adotivas a amamen­tarem, mas o maior estímulo para a produção de leite vem da sucção da boca do bebê, por isso muitas mães oferecem o peito várias vezes por dia.
Este esforço está direta­mente ligado à persistência, a motivação e ao apoio tanto de profissionais como das pesso­as que estão mais próximas, como familiares, companhei­ros, amigos e outras mães que já passaram pela mesma experiência.

A tranqüilidade e o estado emocional também influenciam.
Na mulher com a ama­mentação induzida, a mama não experimenta as transfor­mações mamárias próprias da gestante, o que resulta um mamilo não pigmentado, mais sensível e podendo irri­tar facilmente. O ideal é que o mamilo e a auréola sejam preparados com exercícios e banhos de sol. Se a mãe já amamentou antes, pode-se observar a presença de leite em apenas sete dias, mas se está passando por essa expe­riência pela primeira vez, o leite chega na segunda sema­na, dependendo de quantas vezes o lactente é colocado ao seio.
Na lactação adotiva, o mais importante para produzir lei­te é o estímulo freqüente da mama que pode aumentar com a ordenha manual ou com bombas adequadas para a extração do leite. É funda­mental também que as mães adotivas aumentem sua in­gestão calórica, para cobrir os requerimentos energéticos da produção de leite.

Algumas Dicas do Aleitamento para a mãe Adotiva

- Informe ao seu médico a sua intenção de amamentar um
  filho adotivo;

O processo é lento e requer muito empenho, faça massagens
 nos seios, tome sol com eles descobertos, nos ho­rários
 apropriados e também se informe sobre os aparelhos que
 fazem o bombeamento das mamas;
- Existem medicamentos que estimulam a produção de prolactina,
 que é o hormônio do leite materno. Peça ajuda a um profissional.
- Ao iniciar a amamentação, o bebê seguramente precisará de um
 reforço no complemen­to alimentar. Uma técnica é usar uma
 sonda bem fininha. Coloque uma ponta das son­das no copo e a
 outra próxima ao bico do seu seio. O bebê ao mesmo tempo que
 suga o pei­to, recebe o leite do copinho. Com o tempo e estímulo,
ele vai passar a beber menos do copo e mais do peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário